azar o seu, querida.*

[por uma vida menos ordinária]

o gigantes da lira e a dona elizabeth.

with 14 comments

A verdade é que eu não gosto de carnaval. Uma meia dúzia de fotos felizes em bailes carnavalescos dos clubes de Teresina, nos primórdios da década de oitenta, quando eu tinha então uns seis ou sete anos, indicam que eu não posso usar a frase “nunca gostei de carnaval”. Mas agora a verdade é que não gosto. De carnaval, entenda. Uma bateria de escola de samba exerce sobre mim um fascínio enorme, e considero poucas coisas tão deliciosamente fofas e irreverentes quanto marchinhas de carnaval. Mas do carnaval em si, não, eu não gosto. Talvez porque, fora aqueles carnavais das fotografias antigas da minha mãe, eu nunca tenha tido um carnaval decente. Ou indecente já que trata-se de carnaval. Anyway. Não importa. O que importa é que hoje eu recebi, em forma de vídeo, uma das coisas mais bonitas vistas por mim nos últimos tempos. Trata-se do registro da “serenata” que o bloco de carnaval carioca Gigantes da Lira faz [ou fazia] todos os anos para a Dona Elizabeth. O vídeo é do ano de sábado passado [Lucas, obrigada pelo comentário e update], da Dona Elizabeth eu nada sei [a não ser que é uma senhora, visivelmente, de outros carnavais] e do Gigantes da Lira, apenas o que me contou o Overmundo. Mas quem se importa? Por causa desse vídeo hoje eu vou dormir bem, achando que a vida é mesmo cheia de coisas bonitas e que fevereiro, apesar de já começar com o tal carnaval, vai ser melhor que janeiro, porque afinal de contas tudo se ajeita. Piegas que só. Ah, se tu soubesses.

ps.: meus agradecimentos à Cecília Giannetti por ter nos enviado o vídeo.
pps.: e pra quem gosta de marchinhas, coleta feita pela querida Helena N. para download aqui ó.
ppps.: meus agradecimentos também a Lucas Landau, autor do vídeo.
Written by juliana alves

janeiro 28, 2008 às 7:37 pm

14 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sabe, eu também não suporto carnaval, já que tu és uma das minhas, vale a dica: Cinemas, nesse periodo, têm desconto de até 70%!
    Vale ou não vale?
    Beijos
    Many

    Manyukeh

    janeiro 28, 2008 at 8:42 pm

  2. Eu AMO carnaval. E o meu, estando aqui no Rio, já começou. E bem pra caramba!
    (Sim, porque a pior experiência que tive na vida foi passar os dias de folia em São Paulo no ano passado. Ninguém merece!)

    Sâmia

    janeiro 28, 2008 at 10:22 pm

  3. imensamente feliz de só faltarem 03 dias para o carnaval.
    imensamente feliz de ser meu feriado favorito.
    imensamente feliz de escutar marchinhas de carnaval 5 dias seguidos, 24 hora por dia.
    imensamente feliz.
    adorei a serenata.
    receber uma tb me faria imensamente feliz.
    no carnaval.
    ou depois dele.
    e só para constar: minha janela, assim como a da dona elizabeth também fica voltada pra rua.

    karine tito

    janeiro 29, 2008 at 5:06 pm

  4. brigado pela visita 🙂

    também não gostava muito de carnaval, até ter tido dois inesquecíveis. E quando se tem um um bom é pá pum, o negócio vicia e logo se quer mais e mais, hehe. Sugestão: Olinda, dizem que lá a coisa é de outro mundo, marchinhas, frevo, maracatu, carnaval de rua e o bendito carnaval multicultural do Recife Antigo, rola todo tipo de som. Ótimo pra quem detesta a overdose de axé/swuingueira/pagode que tem nesta época do ano. Meus planos para o carnaval 2009.

    by the way, o vídeo é de se emocionar, coisa linda.

    Fábio Farias

    janeiro 29, 2008 at 9:20 pm

  5. Oi Juliana, eu que fiz o vídeo e fico muito feliz em saber que ele vem alegrando as pessoas. 🙂
    Só para esclarecer, eu fiz esse vídeo no sábado passado (26/01/2008), ou seja, não foi ano passado. A Dona Elizabeth sempre aparece na janela quando a banda toca (e o bloco canta) Carinhoso. É realmente muito bonito.
    Aqui te uma foto da Dona Elizabeth: http://www.flickr.com/photos/lucasmobile/2229942900/

    Beijo!

    Lucas Landau

    janeiro 29, 2008 at 11:10 pm

  6. Bom a verdade é que odeio carnaval, sempre odiei e assisti ao video por pura curiosidade, e a segunda verdade é que odiei… xD

  7. rapá eu tava nesse bloco, e o vídeo é deste ano! ano passado ela não apareceu na janela e todos ficamos preocupados… neste momento da anual homenagem dos Gigantes, só não chorou quem não tem coração!

    E ainda bem que eu vivo mesmo é no carnaval ( e pra mim carnaval é só no Rio, mas admito diamantina e recife-olinda).

    um abraço, e tu está convidado a passar um carnaval aqui na maravilhosa cidade: blocos de dia, sapucaí e noite

    juan otoya

    janeiro 30, 2008 at 2:57 am

  8. já éo segundo blog que vejo com esse vídeo.
    simplesmente fantástico.
    =*

    Mariana Arraes

    janeiro 30, 2008 at 5:08 pm

  9. Não consegui parar de me arrepiar na hora do “VEM! VEM! VEM! VEEEEEEEEM SETIR O CALOR…”

    Putz!
    Muito bom!

    Acredite, mas eu NÃO SEI se gosto ou não de Carnaval. Fico dividido entre uma porção de aspéctos positivos e negativos e não consigo sair de cima do muro.
    Mas uma das coisas legais q posso dizer do carnaval, é que desfilar na avenida com escola de samba e toda a parafernálha é uma das emoções mais fortes que já tive.

    Vale a pena experimentar.
    =*

    Dougg

    janeiro 30, 2008 at 6:45 pm

  10. Essa é uma das melhores horas do bloco, simplesmente sensacional!!

    Se vc passar um carnaval bem programado aki no rio não vai querer outro…blocos maravilhosos percorrem toda a cidade. Se vier sugiro o classico cordão do bola preta, rio maracatu e o maravilhoso Céu na terra…esse último é lindo com todos fantasiados percorrendo as ruas de Santa teresa atras do bonde.

    Viva Dona Elizabeth!! rs

    Abraços
    Coletivos

    Ask The Dust

    janeiro 31, 2008 at 2:44 am

  11. Bom, escrevi sobre isso no meu Bloguinho. Eu não pude despertar para a alegria do Carnaval, talvez porque ele tem mais coisas que incomodam do que coisas bonitas. Mas, pelo menos tem um monte de nega boa pelada… não deixa de ser alguma coisa boa!

    bj

    T§ – sempre te lendo, pouco comentando

    tarsischwald

    fevereiro 1, 2008 at 8:04 am

  12. Me identifiquei… Hoje tb não tenho saco pra carnaval, mas não nego que no auge do tchan eu na minha recém iniciada adolescência sabia tudo que era coreografia, não nego tb que acho impossível não sentir o corpo balançar com as baterias de escola de samba e que marchinhas são de uma nostalginha deliciosa, mas minha atual opção pra esses dias de música alta e inferno na terra é ficar quietinha em casa vendo filme…

    Flávia

    fevereiro 1, 2008 at 10:57 pm

  13. Eitaporra, gostei do video

    Dourado

    fevereiro 2, 2008 at 6:38 pm

  14. Chorei! Valeu, dona Ju…

    Danielle S.

    fevereiro 6, 2008 at 10:20 am


Deixe um comentário

